Relações Públicas é uma atividade artística.

Sempre fui fascinado pela complexidade das relações interpessoais, nunca conseguia entender porque, às vezes, ou constantemente aconteciam brigas entre irmãos, familiares, amigos, casais, e até nossos pais. Isso sempre me causava bastante reflexão e diversos momentos de introspecção. Pois é, as relações entre organizações e seus públicos nada mais são que as relações entre indivíduos, entre duas ou mais pessoas e, como toda relação interpessoal, está suscetível a essas crises. Afinal, por detrás de todo aquele complexo organizacional existe gente, existe a gente.

Se analisarmos mais atentamente, perceberemos que é preciso ser muito sensível para "gerenciar" tais relações quando vivemos num mundo pós-moderno, globalizado, em plena fase de transição, acompanhado dessa crise mundial e dessa onda de violência que assola nosso planeta. Em muitos dos casos, essas relações se transformaram em relações descartáveis, em relações puramente de negócios, o ser humano perdeu, ou estava perdendo sua importância. No entanto, todos esses eventos abriram precedente para que a sociedade voltasse seus olhos a esses fatos, gerando na população uma sensação de ponderação, conscientizando-a das consequências dos seus atos. Ufa! até que enfim...

Sensibilidade, substantivo que estava fazendo falta no mundo e que a sociedade precisava entender para melhorar suas condições de vida. Ou seja, ter a faculdade ou capacidade de sentir tornou-se um elemento essencial para a sobrevivência. Qualidade essa que é uma das principais características de umas das mais promissoras profissões: As Relações Públicas.

Talvez seja engraçado e até estranho fazer esse comentário, mas o que são relações públicas afinal? Essa atividade em plena expansão se mostra cada vez mais dinâmica e versátil por diveros motivos. Por atuar na esfera política, social, econômica, mercadológica, turística, ambiental e até artística. Isso mesmo, artística.

Esse profissional na condição de mediador, administrador, gestor de relacionamentos, ou qualquer outro nome que se queira dar, está apto, legalmente, a atuar em todas essas áreas, é capaz de lançar luz sobre a problemática que advem de sua complexidade: A comunicação.

Imaginemos agora o processo de constução de uma obra de arte. Por exemplo, um artista tem aqueles momentos de "brainstorm"até chegar a uma figura concreta, ainda que em seu imaginário, até se materializar e se transformar em uma pintura, uma música, uma escultura, um livro.

E qual o primeiro passo para a construção dessa obra? A matéria prima. Para o escultor, o barro; para o pintor, a tinta; para o escritor, o verbo; para o músico, o som; para as relações públicas, o público, o indivíduo. Um complexo organismo que, analisado sob todos aqueles aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, mercadológicos, pode se transformar no mais importante aliado para as organizações em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo.

Por isso considero relações públicas uma atividade artística, por ter a capacidade de analisar cada indivíduo, respeitando suas particularidades,transformando sua conduta, percebendo suas necessidades. Ou seja, mudar a realidade de um contexto social, político, econômico, cutural, através de sua matéria prima, o público. Isso a torna uma atividade multidisciplinar.

Se se relacionar é um sistema muito complexo, "gerenciar" os relacionamentos requer muito mais atenção, muito mais sensibilidade. Como todo artista é dotado naturalmente de sensibilidade, o profissional de relações públicas é um artista nato.


por Danilo Marinho

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito importante a iniciativa do Clube do RP para as pessoas que, como eu, conhecem pouco da importância do profissional de Relações Públicas.

    Izabel Cabral - Arquiteta

    ResponderExcluir
  3. Bem legal, assim dá pra entender melhor o trabalho de um Relações Públicas. Curti.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha. O texto realmente denota o valor do Profissional de RP,valor esse que precisa ser descoberto pelas instituições que desejam idéias novas e que tragam resultados. Muito Bom. PARABÉNS DANILO.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Danilo!!
    Adorei o layout, ficou lindo e com conteúdo!!!
    Se precisar de mais alguma ajuda, pode me sinalizar!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Danilo!
    São iniciativas como esta que fazem ampliar a compreensão e o conceito das Relações Públicas e, por consequência, melhorar a sua prática. Que bom que você agiu!
    Sucesso,
    Profª Esmeralda Moura.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da iniciativa do Clube do RP, Danilo!
    Nós estudantes e futuros profissionais de Relações Públicas, precisamos estar abertos a novas informações e nos manter sempre integrados na busca de conhecimento e abertura de mercado.
    Parabéns por dar o primeiro passo...

    Sucesso!

    Karla Marques

    ResponderExcluir
  8. Parabéns amigo, seu blog nos convida a muitos acessos. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Texto agradabilíssimo :) Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Danilo, finalmente consegui!!! Ficou massa o blog no geral.. acho que não precisa nem repeti pois o pessoal comentou.. ah! logo logo sai o meu.. Sim, gostei da foto! rsrsrrs...rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário