
Maria: Moço, estou querendo levar esse produto, mas ele está sem a tampa, avariado, vocês trabalham com desconto?
Gerente da loja:...Humm...Só um minuto senhora, vou verificar...
Alguns minutos depois...
Gerente da loja: Senhora nós não trabalhamos com desconto em produtos avariados e só tem essa unidade do produto aqui na loja.
Maria: Mas moço, se só tem essa unidade, vocês poderiam fazer um desconto né?
Gerente da loja:...Humm...Só mais um minuto senhora...
Mais alguns minutos depois...
Gerente da loja: Senhora, nós podemos dar um desconto de 5% para a senhora.
Maria: Mas moço, só cinco porcento, não pode ser dez não?
Gerente da loja: Não senhora infelizmente não.
Maria: Mas o que vocês fazem com produtos avariados?
Gerente da loja: Nós os recolhemos.
Maria: E jogam fora?
Gerente da loja: Isso, nós jogamos no lixo.
Maria: Mas se vocês vão jogar no lixo, então me dá moço, vai ser jogado no lixo mesmo.
Gerente da loja:................................................................................!?
Maria: Me diz onde vocês jogam que eu vou pegar...(risos)
...E Sebastião apenas acompanhando a conversa...
Maria: Mas moço, isso é um absurdo! Vocês não podem me dar, já que vão jogar no lixo?
Gerente da loja: Sabe o que é senhora, é que muitas vezes as pessoas pegam os produtos olham, olham e não compram e, muitas vezes também eles rasgam os lacres dos produtos alegando que já o pegaram assim e que não derramaram o produto porque quiseram na prateleira de chocolate.
Maria e Sebastião saíram da loja perplexos com a postura da loja pensando em como aquele produto avariado seria destruído.
Um dos princípios básicos das relações de negócios é desenvolver um planejamento estratégico que, em tempos de crise pode ser um diferencial. Um bom planejamento de comunicação é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. A relação custo/benefício pode ser seriamente afetada caso hajam falhas no processo comunicativo, tanto interno quanto externo.
por Danilo Marinho
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