Fotografia como discurso das Relações Públicas



Desde que o mundo é mundo que a realidade é interpretada por meio de informações fornecidas pelas imagens. Entretanto, os filósofos tentaram deter nossa dependência das imagens, sugerindo um modo de aprendizagem da realidade sem usá-las.

Mas como? Uma imagem vale mais que mil palavras. Esse ditado, que parece estar tão batido, saturado, torna-se cada vez mais presente em face às novas tecnologias e a nova ordem do discurso na luta pela audiência. Feuerbach previu que “em nossa era” a sociedade preferiria a imagem à coisa, a cópia à original, a representação à realidade, a aparência ao ser. Essa é, de fato, uma afirmativa premonitória, visto que esta mesma sociedade moderna, caracterizada por Susan Sotang, consiste, dentre suas atividades, produzir e consumir imagens.

"a foto me surpreendeu: em loja ou quiosque da operadora Oi, o atendente estava usando um modem 3G da Vivo.Poxa, que falha grave de comunicação!Jamais se usa um modem da concorrência se você oferece isso em sua loja. Se o da concorrência é melhor, então, não lance o produto até que tenha algo competitivo.Fora os prejuízos de imagem para a Oi, certo?Um caso de RP, com certeza.” Carolina Terra

Bom, é sabido que o profissional de Relações Públicas é responsável por zelar pela imagem da organização de modo a projetar, de forma positiva, sua representação perante a sociedade. Agora, vamos imaginar um torcedor do flamengo, vestindo a camisa do fluminsene, um torcedor do são paulo vestindo a camisa do corinthians. Isso é possível? É sim, e Carolina Terra do blog RPalavreando provou ao conseguir um verdadeiro “furo” de reportagem. Ou melhor, um verdadeiro caso para Relações Públicas. Se me permite Carolina:



Uma imagem vale mais que mil palavras!





por Danilo Marinho

Comentários

  1. Pois é, Danilo, apesar de não concordar que a imagem deveria ser mais importante, sei que nosso mundo atual anda dessa forma. Então que sejam tomadas as atitudes e cuidados certos pra evitar casos como esse da Oi.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas essa foto está com muita cara de armação, e o modem não era da vivo e sim da claro.

    ResponderExcluir
  3. Danilo,você pode dizer onde voce estuda?
    Rapaz,eu estou querendo fazer RP na Esurp,mas preciso saber se é melhor que a Católica
    nsm.26@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário