Mídia ou Relações Públicas, eis a questão!

Gostaria de abrir um parêntese sobre o texto Mídia, blogs, cidadãos jornalistas e notícias, escrito por Victor Barone e publicado no sítio Observatório da Imprensa em 13/01. Ele questiona a confiabilidade das informações transmitidas pela imprensa e faz uma análise da atual situação da mídia nos conflitos na Faixa de Gaza. Mostra uma citação do jornalista Luciano Martins sobre o sentimento de impotência:

"... tudo que se lê hoje na imprensa sobre os combates e até mesmo sobre o eventual cumprimento das normas do direito internacional para situações de guerra é informação limitada e censurada por uma das partes. O público não está sendo servido de jornalismo, mas do trabalho de relações-públicas que selecionam o que pode e o que não pode ser divulgado. Os relatos que enchem as páginas dos jornais, vinte e quatro horas após o início dos combates em terra, são produzidos a partir de textos distribuídos pelo exército israelense."


Daí surgiu meu questionamento. Ele sabe o que são as Relações Públicas? É certo que um dos fatores que diferenciam a profissão de Relações Públicas no Brasil do restante do mundo é que ela foi desenvolvida na esteira do jornalismo. Mas, afirmar que tudo o que vemos e o que lemos hoje na imprensa é trabalho de relações públicas e esses são responsáveis por selecionar o que pode ou não pode, seria precipitado? Onde está o editor do jornal, da TV ou do rádio que veiculam tais informações? E o planejamento de comunicação, a ética, a responsabilidade social, a imparcialidade, típica do jornalismo contemporâneo?


por Danilo Marinho

Comentários

  1. Olá, Danilo, fico feliz que tenha ido ao meu blog pessoal deixar o endereço do Clube do RP. Já vou favoritar!

    Agora estou sem tempo de ler os textos, mas farei isso logo logo.

    Dá uma olhada no blog de RRPP que tenho com uns colegas da faculdade:
    www.rp-bahia.com.br/rp-acontece

    Valeu a visita e volte sempre.
    Se quiser, add no msn:
    elviraocn@hotmail.com

    Att,
    Elvira Costa

    ResponderExcluir
  2. Caro Danilo, fico muito feliz em ver o Clube do RP no ar...tudo começa com uma ideia! Este espaço para debates e muito importante, conte comigo!
    Um abraço,

    Veronica Dantas

    ResponderExcluir

Postar um comentário