sexta-feira, 27 de março de 2009

Jogo dos sete erros

Não sei se vocês, caros leitores concordam comigo. A maioria dos comerciais veiculados na televisão tem um teor sexual, um quê de sensualidade, que chega a deixar qualquer marmajo plantado em frente a TV esperando o "plim plim" com a garota de Ipanema de sua cidade... ahh...

Por que será que isso acontece? Acredito que seja porque vivemos em um país tropicpal, abençoado por Deus e bonito por natureza. Será?

Fiquei pensando nisso porque assistindo a programação do rádio ou da TV sempre percebia que, comercial, publicidade, propaganda, ou seja, a maioria desses meios de comunicação de massa quase sempre aborda, de diversas formas, a questão sexual. Tá certo, se você ainda não se convenceu, basta assitir ao inevitável BBB. Uma vez numa palestra o profissional perguntou para que serviam as matérias nos jornais. Todos na sala foram unânimes em dizer: "para informar, relatar os fatos, etc" Estávamos errados.

"É apenas para separar a publicidade", disse ele. Isso também se estende para a TV e o rádio.

Cara, que doideira, como é que os veículos e meios de comunicação abrem tanto espaço, mais do que o necessário para a publicidade. Tentem assistir algum filme, seja ele tela quente, fria, sessão de sábado, quando não é o Hulk,, tela de sucessos, etc. cheguei a contar a quantidade de intervalos enquanto assistia a um filme outro dia. 23 intervalos. Será que é por causa da crise?

As estratégias de marketing e publicidade diferem muito das estratégias de relações públicas. Já pararam para analisar esses comerciais: Qual desses comerciais é uma estratégia de marketing, uma mera ação de publicidade ou uma estratégia de relações públicas? É um bom exercício.

Para os menos atentos, parecerá realmente um jogo dos sete erros que encontramos inclusive no jornal de domingo.

Estratégias de relações públicas se aprofundam mais, por adentrarem em questões políticas, sociais e filosóficas. Já as estratégias de marketing ou publicidade se reduzem, somente, ao visualizarem no "target" sua inserção no mercado.

Seus objetivos são bastante claros. Um em curtíssimo prazo, outro em logo prazo. Essa é uma diferença básica entre as RP, Marketing, Publicidade e afins. Paradoxalmente elas são interdependentes quando se trata de comunicação integrada. Então existe diferença entre as duas dentro desse contexto, ou isso é mais um motivo para confundir nossas cabeças?

Vamos pensar !!

Por Danilo Marinho

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