Dia Nacional das Relações Públicas (02/12)

RELAÇÕES PÚBLICAS
Enfoca a Comunicação

Fonte: Folha de Pernambuco - Folha dos Empregos 01 a 07 de dezembro 2009

O profissional de relações públicas pode atuar no campo da comunicação empresarial, comunitária e governamental, planejando, exscutando e avaliando projetos e programas que objetivem a comunicação de instituições de diferentes ramos de atividade. O profissional de relações públicas, ou simplesmente "RP", é responsável, entre outras atividades, pela comunicação organizacional (planejamento, execução e avaliação) de empresas e/ou instituições.

É função dele mapear os relacionamentos de uma organização com seus públicos estratégicos, bem como monitorar essas relações para que a empresa (instituição, órgão governamental ou pessoa física) tenha um conceito positivo por parte de seus públicos. "O relações públicas planeja, executa e avalia as políticas de relacionamento da instituição, de maneira ética e estratégica, com todos os segmentos sociais, dando surporte para que ela se adpte num ambiente de constante transformação ", explica o coordenador de Comunicação Social - Relações Públicas da Fecap, em São Paulo, Ary José Rocco Júnior. "Em resumo, é um profissional que trabalha com a comunicação estratégica e que administra interações no mundo moderno, democrático, onde haja diferença", resume Ary José Rocco Júnior. De fato, o RP é um profissional dos mais importantes para uma organização, uma vez que colabora para a imagem corporativa da empresa seja cada vez mais sólida.

"O relações públicas deve promover e gerenciar o relacionamento institucional com  públicos estratégicos da empresa, identificando oportunidades e necessidades de comunicação da instituição com a socidedade, seja em situações hormônicas ou controversas", afirmao educador. O relações públicas pode atuar no campo da comunicação empresarial, comunitária e governamental, planejando, executando e avaliando projetos e programas que objetivem a comunicação de istituições de diferentes ramos de atividade.

"Como exemplo de organizações onde o RP trabalha podemos citar as ONGs, as empresas nacionais e multinacionais, as assessorias de comunicação, os órgão da administração pública, etc.", aponta Rocco, que completa: "Recomendo as áreas ligadas às atividades de responsabilidade social e ambiental; às novas tecnologias e comunicação dogital; de apoio ao marketing; de relacionamento com a mídia; e, principalmente, de gestão dos processos de comunicaçãoorganizacionais".

Para exercer a profissão é necessário obter o diploma do curso superior de Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas. O coordenador da Fecap lembra que as disciplinas do curso oferecido estão divididas em três grandes grupos: de matérias destinadas à formação humana, social e geral do estudante (sociologia, teoria da comunicação, estética e história da arte, estatística, língua portuguesa, entre outras); disciplinas de gestão de comunicação (planejamento e gestão de noegócios, finanças, gestão do fator humano, comunicação dirigida, comunicação integrada etc.); e de matérias específicas da área de relações públicas, relações públicas institucionais, relações públicas internacionais, relações públicas comunitárias, entre outros).

Comentários

  1. Parabéns Pelo nosso Dia!
    Muito bom! O texto ilustra bem as atividades executadas por um profissional de Relações Públicas! Um grande Abraço!

    Amanda Figueirêdo

    ResponderExcluir

Postar um comentário