Passei minha infância ouvindo ditados populares. Quem é caipira sabe o reflexo que isso tem na vida da gente. Um apego danado a estas frases feitas que tão bem resumem a sabedoria do povo. Os gurus do marketing que me perdoem, mas acho que elas são imbatíveis e na maioria das vezes ajudam mais que os tantos manuais da vida empresarial que existem por aí.
Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.
4. Cada macaco no seu galho.
Você, caro leitor, já viu médico restaurando dentes? Ou um físico construindo viadutos? Uma fonoaudióloga fazendo fisioterapia? Pois bem. Nós, profissionais de humanidades, temos o privilégio da versatilidade. Somos intuitivos, multidisciplinares e transitamos com desenvoltura ímpar em áreas tão variadas quanto jornalismo, recursos humanos, relações públicas, publicidade, psicologia, administração. Ousamos palpitar em quaisquer espaços que nos dêem voz.
Isso nos caracteriza como generalistas. Mas pesquisa é assunto que requer especialidade, domínio de certas técnicas, conhecimento de metodologias. Portanto, se precisar de pesquisa de comunicação ou de opinião, chame um profissional para discutir o assunto, informe-se sobre as técnicas possíveis, domine o vocabulário.
* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com. br .
** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a quinta parte no blog Comunicação Empresarial ( http://marcio- comunicacaoempresarial. blogspot.com). Veja que este post tem o quarto dito popular: o primeiro você encontra no blog O Cappuccino ( http://ocappuccino.blogspot. com), o segundo está no blog Gecorp ( http://gecorp.blogspot.com) e a terceira parte está no blog Ser.RP ( http://serrp.blogspot.com).
Outro dia recebi, via email, uma consulta a respeito da pesquisa em comunicação corporativa. Foi quando resolvi misturar alhos com bugalhos e selecionar alguns ditados para esclarecer minha opinião.
4. Cada macaco no seu galho.
Você, caro leitor, já viu médico restaurando dentes? Ou um físico construindo viadutos? Uma fonoaudióloga fazendo fisioterapia? Pois bem. Nós, profissionais de humanidades, temos o privilégio da versatilidade. Somos intuitivos, multidisciplinares e transitamos com desenvoltura ímpar em áreas tão variadas quanto jornalismo, recursos humanos, relações públicas, publicidade, psicologia, administração. Ousamos palpitar em quaisquer espaços que nos dêem voz.
Isso nos caracteriza como generalistas. Mas pesquisa é assunto que requer especialidade, domínio de certas técnicas, conhecimento de metodologias. Portanto, se precisar de pesquisa de comunicação ou de opinião, chame um profissional para discutir o assunto, informe-se sobre as técnicas possíveis, domine o vocabulário.
* este material foi escrito pela relações públicas Suzel Figueiredo, pesquisadora pós-graduada em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião/ESPM-SP e mestranda em Ciências da Comunicação/ECA-USP. Ela é diretora da Ideafix Estudos Institucionais e coordenadora do Instituto Aberje de Pesquisas. Contatos pelo suzel.figueiredo@ideafix.com.
** esta é uma postagem em rede, então, pra continuar sua leitura, leia a quinta parte no blog Comunicação Empresarial ( http://marcio-
Vindo da parte 3 e indo para a parte 5.
ResponderExcluirMATEUS
Vou fazer igual à algumas pixaçoes que vejo por aí: Estive aqui!!
ResponderExcluirAgora tô indo para o quinto Post!!
Juliano Melo.
Muito bem bolado esse patilhar dos acessos...!
ResponderExcluirBjus Dann