Por onde andam as Relações Públicas Comunitária...


Relações Públicas ainda é um tema que poucas pessoas, sociedade em geral, saberiam definir com certa segurança. Quando envolvemos as relações públicas com a comunidade a coisa fica mais complicada.

Relações Públicas Comunitária, para os menos avisados, é um conceito precoce e carente de atenção. Isto é, como as relações públicas podem ser atreladas aos interesses da comunidade se ela foi criada no auge da Revolução Industrial e na efeverscência do capitalismo, e ainda, para salvar a pele de uns empresários que não estavam nem aí para seus funcionários?

O surgimento das relações públicas se deu diretamente ao fato de que alguns empresários norte americanos, no início do século XX precisarem melhorar sua imagem diante da sociedade e diante de seus funcionários. O que mudou de lá para cá? tivemos diversas mudanças, evoluções sociais que transformaram cenários e realidades; ONG´s, fundações, associações, organizações populares, entre outras, surgiram para atender as demandas que nem o Estado nem a iniciativa privada estavam aptos a suprir.

Dentro de uma perspectiva solidária, seria impossível pensar em relações públicas, refletindo no sentido do relacionamento público, sem incluir nos processos de comunicação a sociedade, para quem, em todas as instâncias a comunicação (informação) é desenvolvida, dirigida e enviada.

"dar oportunidade ao povo para que expresse sua voz; desenvolver a consciência crítica, quer dizer, a capacidade das pessoas de julgar, de maneira mais objetiva, as mensagens que recebem; capacitar o povo para a participação na tomada de decisões, encaminhadas à satisfação de seus genuínos interesses; etc" Díaz Bordenave e Carvalho (1979, p. 184).

Portanto, quando pensamos em Relações Públicas Comunitária, pensamos, certamente, em movimentos sociais, classes populares, enfim, movimentos e organizações que tiveram sua fundação fora da lógica convencional do mundo. Entenda-se capitalismo.

Este novo cenário - com uma maior consciência social - através das políticas e do surgimento da Responsabilidade Social impôs uma mudança de comportamento por parte das organizações privadas, públicas e sociais. E nesse sentido as relações púbilcas souberam se posicionar, se antecipando as novas tendências...

Por Danilo Marinho

Comentários