Quem é o cara?

Atenção, profissionais de comunicação, jornalistas, publicitários, relações públicas, teóricos da comunicação, gestores de imagem. Ele é o cara!

Qual o impacto da declaração do presidente americano? Isso daria um bom estudo de caso.

Vejo duas alternativas com essa declaração:

1 – O presidente americano queria sair bem na fita ao fazer tal tipo de comentário ou;
2 – O presidente brasileiro realmente é o cara.

Isso nos leva a refletir sob duas vertentes: Gestão de imagem e reputação. Fazendo essa declaração em um encontro de líderes mundiais, Obama, junto aos simpatizantes do nosso presidente, ganha mais alguns pontinhos e sua credibilidade aumenta nos países latino-americanos. É, né? Lula, no entanto, se mostra realmente como um líder de referência para todo o mundo. Calma, gente, não estou sendo partidário, apesar de ele ser meu conterrâneo.

Mas é inegável que a popularidade do nosso presidente, mesmo com suas oscilações, se mantém em alta e isso já é um indício de que sua reputação vai bem, obrigado.

Por outro lado, o Obama mal chegou e já chegou fazendo o maior alarde, pense num cabra danado. Vai tirar as tropas americanas do Iraque, deu um ânimo na economia do seu país e ainda disse que Lula é o cara, pense!

Ou seja, ele foi um “cara” totalmente bem preparado para assumir esse cargo, inclusive deve ter passado horas treinando, talvez em frente ao espelho para dizer: Ele é o cara! Ou, eu sou o cara!

Pois é, assim como diz o ditado: Por trás de todo grande homem existe uma grande mulher, por trás de todo grande presidente sempre existe uma grande equipe de profissionais bem preparados para orientá-lo. Cara, especialmente para os profissionais de relacionamento essa declaração deve ser isolada e analisada com muito cuidado, pois além de impactar de forma significativa nos empresários, investidores, acionistas, turistas, bolsa de valores de São Paulo, em nossa moeda, é sim um caso para as relações públicas estudarem sob a esteira psicológica do relacionamento.

Mas, pera aí, o cara não era Romário?

Por Danilo Marinho

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Penso que "nunca na história desse país" tivemos um presidente com uma equipe de comunicação tão bem preparada. Mas não é só isso! Ele aprendeu também a se virar sozinho na hora de dar boas respostas com aconteceu com a "jornalista de olhos azuis".
    Mas é inegável que a imagem do presidente está em alta, principalmente lá fora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário